Vista panorâmica da Av. Nove de Julho

Buenos Aires, a Europa da América do Sul

Com uma arquitetura admirável, nossa vizinha e querida Argentina abriga a cidade mais Europeia do continente: Buenos Aires! Os monumentos arquitetônicos e construções primorosas, fazem da capital do país umas das cidades mais charmosa da América do sul.

Podemos ver a mistura genuína de cidades da Espanha, França e Inglaterra em vários pontos turísticos, ou ainda nos edifícios e igrejas da região central, parques e monumentos históricos. Por todos os lados identificamos traços Europeus, ruas específicas da região, e até mesmo em bairros mais afastados do centro. Falando em ruas, a Av. Nove de Julho foi considerada a avenida mais larga do mundo com 12 faixas e mais 6 laterais, totalizando 18 faixas. As demais vias principais tem o mesmo padrão, com uma dimensão menor, mas proporcionalmente largas. Essa também é uma característica das rodovias e estradas do entorno da capital federal.

Mas Buenos Aires não é só uma bela cidade, possui uma gastronomia rica em Parrillas (churrasco). O vinho nacional tradicionalmente degustado nas refeições. O Tango, ritmo que caracteriza toda a história da cidade. Doces de leite e os tradicionais Alfajores que tem toda a apreciação do turista, pela qualidade e variedade de preço.

Enfim, Buenos Aires vai além do que se possa apreciar em uma única viagem. Ainda que sua permanência seja de 4 ou 5 dias, não serão suficientes para descobrir tudo o que a cidade tem a oferecer. Então, preparamos algumas dicas valiosas para sua estadia.

Dicas e pontos turísticos para visitar em Buenos Aires:

Puerto Madero: Reformado na década de 90 o porto ganhou notoriedade e valor comercial. Considerado uma área nobre da cidade, o bairro é agraciado por restaurantes variados, casas noturnas, uma concentração financeira, sede de empresas multinacionais como Google, e a Universidade Católica da Argentina. O Porto em si é um dos cartões postais mais bonito da cidade e conta com uma das obras de Sergio Calatravra (arquiteto e engenheiro espanhol renomado mundialmente) Ponte de La Mujer.  A ponte móvel foi uma criação homenageando as mulheres, assim como algumas ruas da cidade tem os nomes de mulheres que fizeram parte da história do país

A Recoleta: Bairro cultural que abriga alguns pontos turísticos culturais como a Biblioteca Nacional, a Faculdade de Direito, a Centro Cultural Recoleta, o monumento “Floralis Genérica” (flor de metal que abre ao amanhecer e se fecha pontualmente as 18:00h). O bairro tem ainda uma concentração de bares e restaurantes que o tornam um reduto de jovens.

Palermo: A região mais nobre de Buenos Aires possui um dos parques mais amplo e bonito da cidade, inspirado no central Park de New York. Em suas imediações está o zoológico de Buenos Aires, e o Jardim Japonês fundado em 1967 quando o príncipe do Japão visitou a Argentina. Uma área para amantes de atividade ao ar livre, com diversas quadras de esportes e áreas de lazer. Possui uma concentração de bares e restaurantes com a gastronomia local.

La Boca: Um bairro mais ao sul da cidade, é onde situa-se o estádio do Clube Atlético Boca Juniors, e onde temos um dos cartões postais mais famosos de Buenos Aires: o Caminito. É uma rua simples e colorida, ponto turístico de grande valor cultural para a cidade. Imigrantes Europeus habitavam a região ao desembarcarem no porto ali situado. As condições desfavoráveis que a época impunha aos imigrantes, fizeram da região o subúrbio da cidade, com casas construídas com descartes de containers e pintadas com sobra de tintas do cais. Nos dias atuais La Boca continua sendo um bairro de moradores com poucos recursos e não é aconselhado andar pela região durante a noite.

Feira de San Telmo: Você não deve deixar de ir à tradicional feira de San Telmo, que acontece aos domingos há pelo menos 20 anos na Rua Defensa e Humberto Primeiro, com uma extensão de aproximadamente 1km de barracas com os mais variados souvenires e artigos de artes. Lá pode-se encontrar: lembranças da viagem, chaveiros, artigos de artes em telas e esculturas, artesanatos e vestuários locais e dos países vizinhos como Chile e Perú. Doces, comidas típicas, lanches e iguarias como fumo e charutos. Uma visita a feira exige do turista tempo e disposição. Então, programe-se e aproveite.

Atividades indispensáveis em Buenos Aires 

E não menos importante, porém essencial, reserve uma noite para assistir a um bom TANGO (em casas de espetáculos ou milongas), separe um ou duas horas para conhecer a Casa Rosada (as vezes aberta a exposição), as Ruas Florida, 9 de Julho e Plaza de Mayo, e se possível fazer um passeio pela Região do Tigres (Munícipio localizado a 33km da cidade de Buenos Aires), o passeio é o preferido dos finais de semana, e pode-se chegar até lá por transporte público, pela rodovia, ou pelo rio nas embarcações turísticas que realizam o trajeto em 2h, com toda a vista beira rio, casas de palafita, mercados flutuantes e cultura regional.

Quer conhecer de perto tudo o que Buenos Aires tem a oferecer?

Solicite seu orçamento: Tel: +55 11 4228-1477

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *